sábado, 30 de janeiro de 2010

Olá,

Aqui no blog você será convidado a experimentar a ludicidade, viver um pouco a comicidade, experimentá-la, assim como opinar sobre este assunto.

Participem!

14 comentários:

Unknown disse...

Nome: Mário Marques dos Ramos Filho

Matrícula: 90913055 Pólo: Ipojuca/PE

Componente curricular: Ludicidade e Desenvolvimento da Criança I

Diante do caso narrado pela professora Sheila no depoimento acerca da inclusão, quando deparou-se com uma criança em sua sala de aula que era portadora da síndrome de Down, e perante a sua inconformidade em aceitar os fatos com naturalidade e “cruzando os braços” como se nada pudesse ser feito, ela superou seus limites, quebrou suas próprias barreiras, seus conceitos e preconceitos até então construídos e adquiridos por ela e fora em busca do novo, do desconhecido. Descobriu que incentivando a brincadeira, a conversa, estimulando as crianças, aprende-se muito mais que apenas transmitindo os conhecimentos constantes no norte do sistema educacional. E, note-se que essa prendizagem é uma via de mão dupla. Todos aprendem, tanto o aluno, independentemente de ter algum problema de saúde ou físico, quanto o professor.
Interessante como a professora aprendeu e repassou conhecimentos através de novas formas tão simples como a de deixar a imaginação fluir! O lúdico é um desafio, e toda criança gosta de superará-los. Assim como fala a professora Sheila, “ a cada vitória dele, a turma sentia-se envaidecida, pois sabiam que era agente naquele processo.” Tudo isso é muito importante e gratificante para todos, principalmente para o professor, pois vai ver reconhecido seu trabalho por parte dos próprios alunos.
É ainda mais interessante saber que diante de tantos acontecimentos que por muitos são considerados os mais estranhos, os mais dificultosos, a professora ressalta com grnde sabedoria que a principaç função do professsor é a sua contribuição na construção do mundo.

Unknown disse...

LUCIVÂNIA DA COSTA SILVA
PÓLO: ARARUNA
MATRÍCULA: 90913004

A disciplina Ludicidade e Desenvolvimento da Criança I é realmente um componente curricular fascinante onde nos proporcionar conhecer de maneira verdadeira como se dá o desenvolvimeto da criança, como possibilitar que ela cresça e aprenda as coisas de uma forma que não seja tirada do seu mundo.
A Ludicidade nos mostra que a criança é um ser ativo, social que necessita de cuidados e atenção, mas que necessita constantemente ser inserida no meio social de maneira interativa e feliz. Muitos aprendizados tem sido marcados no nosso percurso e a disciplina de Ludicidade tornou-se uma peça fundamental para atuarmos como educadores fascinantes e promover aos nossos pequenos uma educação lúdica, prazerosa, autônoma e de qualidade.

Unknown disse...

Olá... Que bom este espaço para comentar e expor nossas opiniões e comentários. A disciplina de Ludicidade deixa claro a importãncia do lúdico na educação e as mudanças que podem ser ocasionadas no convívio infantil. Trabalho diretamente com o lúdico e as crianças onde sinto a participação e o desenvolvimento do aluno a partir da brincadeira. O trabalho trata-se da Robótica educacional que trabalha o lúdico de forma espetacular, onde o aluno além de construir, reconstruir e desconstruir,ainda desenvolve suas habilidades, coordenação motora, constroe seu próprio conhecimeto e ainda aprende brincando. É uma experiência belíssima, onde pode-se constatar que o aluno realmente aprendeu a partir daquela atividade vivenciada na prática... É fantástico!!!
Um abraço!
Kelly Cristina - Polo João Pessoa.

Blog da Aninha disse...

O lúdico deve estar sempre presente nas atividades de sala em especial na modalidade infantil, tendo em vista a situação de muitas das nossas crianças que são seres adultos em miniatura não tem infância. Portanto o brincar se torna função da escola e caba ao professor orientar e motivar seu aluno e seus pais a articipar.
Um abraço e estou feliz por participar.

Unknown disse...

Bom meu nome é jaqueline Espirito sou do pólo do conde e estou adorando a disciplina ludicidade, pois ela nos mostra a maneira em que a criança é, e como vamos trata-las.

Pintando o 7 e bordando o 8 em Língua Portuguesa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pintando o 7 e bordando o 8 em Língua Portuguesa disse...

Olá, sou Joseane, faço parte do polo de Mari. A disciplina ludicidade vem possibilitar reflexões sobre a questão da aprendizagem na sala de aula. Estudos apontam que a absorção da aprendizagem através do lúdico se dar de forma prazerosa além de permitir que o psíquico armazene no cérebro o objeto estudado durante um tempo indefinido( tempo o qual pode permanecer durante uma vida inteira).
Enquanto isso a aprendizagem através da oralidade não surte o efeito compatível ao da ludicidade,muitas vezes o que é discutido em sala de aula apenas através da fala se torna enfadonho,desinteressante, provocando um não armazenamento de conhecimentos comprometendo a qualidade de aprendizagem.
Por outro lado encontramos professores em sala de aula despreparados para trabalhar com o lúdico, imaginando que a integração de uma brincadeira comprometerá o seu trabalho, isto porque ainda não descobriu que através da brincadeira o mesmo pode ser proporcionador de objetos importantes de aprendizagem onde a dinamicidade de brincadeiras, jogos, imagens entre outros pontos lúdicos instiga a criança a vivenciar plenamente aquele momento de forma prazerosa e também educativa, contribuindo para percepção do mundo que o rodeia.

Espaço da Pedagogia disse...

A ludicidade tem como objetivo compreender a dimensão e a importância do lúdico no processo de desenvolvimento e de aprendizagem da criança. Segundo a teoria piagitiana o conhecimento é elaborado pelo homem a partir da observação pelo homem a partir da observação do processo e da maturação intelectual e afetiva da criança.

Cassinha disse...

Aprendente:Rita de Cássia Nunes da Costa
matrícula:90923564
Pólo:São Bento-PB

Olá.Sejamos bem vindos à mais um espaço de integração e recíprocidade de aprendizagens múltiplas.
Acredito que a Disciplina Ludicidade nos propocionará a praticar atividades mais significativas para crianças fazendo uso As atividades lúdicas que norteam-nos à um ambiente afetivo e social que contribui para uma maior disponibilidade da criança para aprender.

Pedagogina disse...

Olá.Gostei dessa ferramenta para nos interagirmos mais.Também estou gostando muito desta disciplina.Quero me aprofundar mais neste tema pois pretendo fazer algo mais nesta área. Sempre me identifiquei muito com a ludicidade no processo da aprendizagem.Aprendo muito desta forma.O que se aprende brincando, se aprende para a vida inteira. Quanto a inclusão social, é sempre intrigante quando nos deparamos com fatos semelhantes ao caso estudado. O diferente apesar de nos amendrontar um pouco, também nos fascina. É louvável a atitude de abraçar o diferente e aprender com ele. Um grande abraço.
Georgina A.Fonseca
Polo João Pessoa

Unknown disse...

O componente curricular Ludicidade e desenvolvimento da criança é de suma importância no percurso da formação do decente, onde vamos refletir e saber como colaborar com o um ensino de qualidade para os nossos pequenos.
Sabendo como compartilhar as brincadeiras e jogos assim buscando uma personalidade do corpo e da mente das crianças, fazendo com que o desenvolvimento delas seja excelente.

Maria Isabel Bonifácio da Silva
Pólo: Coremas.

Pierre gomes da silva disse...

Caros aprendentes do semestre 2011.2,
tivemos belas intervenções dos aprendentes do semestre passado,
agora estou aguardando a postagem de vocês nesse espaço aberto. Vamos cooperar uns com os outros, porque o conhecimento só cresce na medida em que mais pessoas se envolvem com ele. É um espaço para interação dos 163 aprendentes deste componente. Para vocês desfrutarem da riqueza de ser turma é preciso haver comunicação entre vocês. Utilizem esse espaço, estaremos (professor e mediadores) contribuindo nas postagens.
Pierre Normando Gomes-da-Silva

ADJA disse...

O componente curricular Ludicidade e desenvolvimento da criança, é de muita importância na sala de aula ,pois é através desta ludicidade que passamos; incentivo,dinamismo,e conhecimento mutuo entre alunos e até mesmo os professores.Porém não podemos esquecer que por meio de dinâmicas, brincadeiras e jogos passamos um estímulo importante para nossos alunos principalmente nas series iniciais que precisa se adéqua com o novo ambiente social.

Adja Barbosa Alves de Arruda
Poló João Pessoa.

Ernestina disse...

O componente ludicidade nos apresenta pedagógicamente recursos na promoção de novas aprendizagens, através de atividades dinâmicas pois, são determinantes no desenvolvimento e sucesso da criança.É importante para nós educadores esses recursos não apenas nos primeiros anos de escolaridade mas como em todos os níveis.Desde a antiguidade a ludicidade já era utilizada, encontramos registros de aplicação de métodos descontraídos e desafiadores que motivavam a aprendizagem.

m Ernestina

Limoeiro

Postar um comentário